Entenda o que é o daltonismo
- Pesquisa COC
- 25 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
O daltonismo, conhecido cientificamente por discromatopsia, é uma condição de visão que acaba comprometendo a capacidade de diferenciar cores uma das outras.
Em grande parte dos seus casos ocorre de maneira hereditária, e está ligada ao cromossomo X, abrangendo principalmente o público masculino. A mulher pode transmitir o gene aos filhos, pois possui dois cromossomos X e quando um deles possui a alteração, o outro consegue compensar.
Há também a existência de casos em que o daltonismo não é hereditário, porém pode ter sido adquirido através de algum trauma na visão, como tumores cerebrais, manifestação da catarata, descolamento de retina ou lesões no cérebro.
O daltonismo acontece quando as células fotossensíveis da retina, responsáveis por reconhecer a luminosidade, denominados cones, estão ausentes ou sofrem uma alteração nos olhos.
Pessoas com essa condição, na maioria dos casos, possuem uma visão com uma saturação mais baixa e as cores possuem tonalidades fracas, em casos extremos não enxergam nenhuma cor, somente preto e branco. Tudo depende do grau de daltonismo.
A condição é classificada de maneiras diferentes, em três categorias:
Tricromático: é o mais comum entre os três. A pessoa possui todos os receptores, com algum (ou mais de um) deles pode apresentar disfunção. Assim, a percepção de cores se torna variada.

Dicromático: nesse caso não conseguem reconhecer as cores, azul, verde ou vermelho. Pois, não possuem um dos cones receptores.
Acromático: ou Monocromático, a pessoa possui somente a percepção das cores branco, cinza e preto. É o mais raro de todos os casos.
É possível realizar a identificação do distúrbio visual pelas cores afetadas.
Deuteranopia: causa a ausência ou diminuição da coloração verde.
Protanopia: causa a ausência ou diminuição da coloração vermelha.
Tritanopia: causa a dificuldade para a percepção de tonalidades de amarelo e azul.
Comments