top of page

OS IMPACTOS DO COVID-19 NA SAÚDE OCULAR

O cenário em que estamos vivendo atualmente impactou e desafiou a todos e em todos os aspectos, principalmente a comunidade científica. Então, vamos entender melhor o que os estudos indicam em relação ao novo corona vírus e nossos olhos.

COVID-19 e a saúde ocular: Introdução

O COVID-19 pode ser transmitido através do contato aerossol com a conjuntiva. Estudos da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, afirmam que a mucosa dos olhos pode servir como porta de entrada ou até reservatório do vírus.

Apesar de ser incomum, a conjuntivite pode ser um dos possíveis sintomas do Covid-19. Existem diferentes tipos de conjuntivite, porém os sintomas comuns a todos são a hiperemia (vermelhidão), prurido (comichão), fotofobia (sensibilidade à luz) e epífora (lacrimejo excessivo).

Segundo o Journal of Medical Virology, um a cada trinta pacientes hospitalizados com Covid-19 na China apresentaram a conjuntivite como sintoma presente. Entretanto, é importante apontar que tal condição é comum junto com outras condições como constipação ou gripe, logo, não se aplica especificamente ao Corona vírus.

COVID-19 e a saúde ocular: Estrutura
covid azul.jfif
COVID-19 e a saúde ocular: Imagem

Os vírus podem infectar qualquer tecido ocular e podem causar inflamações na córnea (ceratites), na esclera (esclerites), na retina (retinites), nos nervos (neurites) etc. Os problemas podem ser mais sérios caso os vírus encontrem situações ideais de replicação. De maneira geral, a idade não é um fator determinante para o agravamento das doenças, a não ser pela prevalência de certas doenças em determinadas faixas etárias. Mas é importante a atenção de adultos com doenças que podem dificultar o processo de cura e cicatrização, como lúpus, diabetes, entre outras. Ou pessoas com depressão do sistema imunológico, como aqueles que possuem Aids ou algum tipo de câncer. 
Os sinais das doenças virais nos olhos variam de acordo com a região acometida. Por exemplo, no caso da ceratite, a piora da visão acompanha dor que pode ser sentida intensamente ao piscar ou mover os olhos de um lado pra outro. Caso não seja tratada, a doença pode cronificar e evoluir pra uma perfuração ocular e até cegueira

COVID-19 e a saúde ocular: Estrutura

NOVA ROTINA E IMPACTOS INDIRETOS CAUSADOS PELO NOVO CORONA VÍRUS

De fato, todos tivemos que nos adaptar às novas restrições e ao novo estilo de vida causados pela rápida propagação deste novo vírus. Tal cenário causou certos impactos indiretos à saúde ocular das pessoas. O uso prolongado e excessivo de aparelhos eletrônicos e o longo período de exposição às telas durante o distanciamento social, EAD e home office tornaram propícios impactos negativos à visão, o que pode ocasionar ressecamento ocular, ardência, irritação, vermelhidão e turvação visual.

COVID-19 e a saúde ocular: Estrutura
oftalmologista na pandemia_edited.jpg
COVID-19 e a saúde ocular: Imagem

CUIDE DA SUA SAÚDE

Lembre-se de manter a visita anual ao oftalmologista em dia como prevenção de danos oftalmológicos. 
Use máscaras, evite aglomerações e não toque nos olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos antes. Proteja-se do corona vírus!

COVID-19 e a saúde ocular: Conclusão

VEJA TAMBÉM:

COVID-19 e a saúde ocular: Texto
COVID-19 e a saúde ocular: Blog2 Custom Feed
bottom of page