top of page
  • Foto do escritorPesquisa COC

Funcionamento do preto e do branco

Atualizado: 23 de ago. de 2021

De maneira introdutória, o branco é o resultado da presença de luz, a luz pura, quando ocorre uma reflexão completa das outras sete cores, assim que a luz solar atinge um objeto de coloração branca o mesmo reflete os raios solares. De forma contrária, o preto é resultado da ausência completa de luz, os raios e cores que atingem o preto não refletem pelo fato de serem absorvidas.

 

É fato que, na atualidade, possuímos vários estudos e campos de observação referentes as cores. Em relação aos estudos sobre as cores, a presença de Leonardo Da Vinci conta com afirmações baseadas em pesquisas realizadas pelo mesmo, segundo o inventor a cor era uma propriedade pertencente à luz e não aos objetos.


Tempos depois, Isaac Newton, importante físico, realizou experimentos a procura de informações sobre a influência da luz do sol na formação das cores. Newton realizou vários experimentos sobre o assunto, um deles é o que consistia na decomposição solar em várias cores quando a luz passava através de um prisma, sendo vidro o material do prisma utilizado. Assim que a luz solar atravessou o objeto de vidro, Newton compreendeu que a luz se decompunha em outras diversas cores, as mesmas variavam em tons de vermelho e violeta, sendo elas: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. O cientista nomeou o feixe de luz resultante, espectro. De maneira geral, podemos concluir que:

  • branco: resultado da reflexão de todas as cores.

  • preto (acromático): decorrente da ausência completa de luz, logo, não reflete nenhuma cor e sim, absorve.






26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page